terça-feira, 3 de julho de 2007

O Brasil cheira a orégano

Os meus argumentos de defesa a favor do Brasil tao cada vez mais escassos, e apesar de ter um bom nível de sentimento patriótico, como já disse antes, paixao sem razao é um troco perigoso, seja em qualquer esfera (coisa que eu ja ha muito nao mais me permito).

Recentemente um amigo estava a me visitar e perguntou sobre os atuais escandalos de corrupcao no Brasil e o papel do atual governo nessa estória, já que vez por outra esses estampam matérias em jornais e revistas por aqui. Eu tentando passar uma imagem otimista da situacao, expliquei que o fato de tais escandalos estarem aflorando de forma frequente, significa a intolerencia do atual governo contra essas práticas seculares de mau uso do poder. Em outras palavras, tudo o que está se vendo agora sempre ocorreu em maior ou menor grau em outras instancias, mas agora em especial, se percebe um esforco sistemático e em larga escala contra a corrupcao. O castelo de areia sob o qual a respota foi construída convenceu, mas nao a mim e tenho certeza nao aos brasileiros em geral.

Mas nao posso negar que mesmo que tudo acabe em pizza, o que já está acontencendo na verdade, uma faísca na direcao certa se acendeu e nao poderia haver momento melhor pra acolher essa faísca com carinho. Li uma reportagem recentemente sobre um caso interessante protagonizado pelo Roberto Justus e um dos participantes do programa "Aprendiz". Aparentemente, uma tenda foi montada em Sao Paulo sem o alvará da prefeitura por uma das equipes participantes do programa, e quando levantada a possibilidade de fiscalizacao, o participante em questao teria se mostrado preparado com uma nota de 100 reais para o suborno. Confrontado momentos mais tarde pelo Roberto Justus sobre o ato lamenável, ele se defendeu usando mais ou menos o seguinte argumento: "A gente sabe como eh Brasil né...", no qual o Roberto Justus rebateu: "É, mas o Brasil tá mudando...".

Quando falo de corrupcao cultural (em outros posts) eh exatamente a isso que me refiro. Mas por outro lado, como se pode querer fazer o certo se todo dia o que os líderes mostram eh o errado?! Precisamos de mais bons exemplos. Precisamos saber e nao apenas acreditar ou ter fé, precisamos saber que a justica funciona e pune imparcialmente e com rigor os infratores. Se o tal participante soubesse disso ele nao teria sequer cogitado a possibilidade de suborno, mas infelizmente só podemos acreditar por enquanto.

Espero o desfecho do caso Renan Calheiros, mas o cheiro de orégano já chegou por aqui.

Nenhum comentário: