segunda-feira, 14 de julho de 2008

O lema está errado

Eu estava me preparando para escrever sobre a "singularidade tecnológica", um tema deveras interessante que serve como exercício para vislumbrar um futuro cada vez mais provável, onde o mundo é dominado por máquinas inteligentes, cenário antes imaginável apenas em contos de ficcao científica. Já tinha até delineado todo o post na cabeca ontem a caminho de casa, mas percebi que se eu realmente quiser falar sobre outros temas que nao política brasileira eu tenho que parar de ler os noticiários.

Poucos países do mundo humilham tanto os cidadaos honestos como o Brasil. Dados alguns acontecimentos recentes que me fizeram sentir assim, humilhado, eu me sinto na obrigacao de me defender.

O referido acontecimento é o caso do tal banqueiro, quero dizer bandido, do banco Opportunity que tem o potencial de ser o maior escandalo de corrupcao do país. Eu acho que nao preciso falar muito do caso, já que deve ser um dos assuntos mais comentados em jornais e revistas no momento, e sendo assim basta dizer que a lista de crimes desse cidadao e agregados é longa e distinta, onde as somas desviadas sao dignas de jogos de loterias. Só para dar um exemplo, depois do desfecho da investigacao foi oferecido 1 millhao de reais a um delegado da PF para que o nome do acusado e de alguns familiares fossem tirados do inquérito. Pois bem, o fato é que a polícia federal fez um trabalhdo impecável de investigacao, coletando provas praticamente infalíveis, inclusive de áudio e vídeo. Os suspeitos foram presos, com direito a algema e tudo mais, procedimento normal a qualquer bandido, ou nao?! O interessante é que ele foi preso duas vezes, sob diferentes acusacoes, e nas duas vezes foi solto. É óbvio que os peixes grandes sabem que se ele for preso ele vai jogar m**** no ventilador sujando muita gente. E se a mídia trouxe as prisoes ao público melhor ainda, pois serve como exemplo, bom exemplo diga-se de passagem. Veja bem, nao estamos falando de especulacao, mas sim de uma investigacao séria que levou 4 anos e culminou em provas praticamente inquestionáveis. O tratamento que foi dado aos acusados foi o mesmo que se dá a qualquer bandido, e sendo assim é difícil de entender porque a PF foi tao criticada pelo (des)governo. Na verdade eu acho que sei, mas eu digo mais na frente.

O estranho é que em vez de bater palmas à operacao da PF, o nosso presidente criticou!!!! "A PF exagerou no tratamento aos acusados", disse ele em privado. Isso para mim é coisa de quem tem o rabo preso.

O pior de tudo é que com tantas leis obsoletas para serem alteradas na Constituição, eles estao preocupados em alterar uma que nao constranja pessoas devidamente investigadas e acusadas de desvios de recursos públicos!! É sempre um desafio seguir a lógica desse pessoal, mas se eu entendi direito, um cara que rouba, prejudica milhoes de pessoas roubando-lhes dinheiro e desfalcando os cofres públicos nao pode mais sofrer constrangimento!

Agora ficou fácil de ver porque a PF foi criticada. Porque quando chegar a hora dos políticos defensores dessa lei, eles nao precisarao passar pelo "corredor polones". Eu nao vejo outro motivo para o estabelecimento dessa lei risivel e humilhante aos cidados de bem.

A nova lei vai ser pautada nas seguintes prerrogativas:

1- O acusado que se sentir ofendido por ter sido algemado pode entrar como uma acao contra a autoridade;

2- O acusado que se sentir ofendido de ter sido exposto à mídia também poderá entrar com uma acao;

3- Nao poderá haver nenhum vazamento de informacao nas acoes de investigacao da PF e outros setores.

E o que que acontece aos cidadaos honestos que assim como eu se sentem constrangidos com a burrice, estupidez e canalhice dos políticos por trás dessa lei?! E o mais importante, o que acontece aos cidadaos que foram lesados pelos crimes cometidos?! É triste "viver" num país onde bandido tem mais direito que gente honesta.

Eu de repente comecei a pensar no lema usado pelo (des)governo do Brasil: "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!". Chega a ser até romantico. Um energético moral para os momentos difícies.

1 - Nao se pode mais sair de casa tamanha é a violencia;

Mas quer saber: "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!"

2 - Num hospital público do Pará morreram recentemente 54 crianças em um mes- 12 delas em tres dias;

Mas eu bato no peito e digo: "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!"

3 - O casal Garotinho junto com outros agregados foram recentemente acusados de improbidade administrativa e desvio de verbas públicas do Projeto Saúde em Movimento — o total desviado é próximo de R$ 234 milhoes.

Mas eu "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!"

4 - O brasileiro está entre os piores do mundo em matemática.

Mas nao importa: "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!"

A minha conclusao pessoal é: "Sou Brasileiro e nao desisto nunca!" = "Dar murro em ponta de faca". Portanto eu desisto, e os convido a desistir junto comigo. Desistamos de acreditar nos políticos do Brasil. Sabem quantas pessoas haviam hoje para protestar durante o depoimento do banqueiro bandido?! Uma!!! Olhem para a Argentina, nossa vizinha, e vejam a imensidao de pessoas que está indo as ruas protestar contra o aumento dos impostos. Sigamos esse exemplo e protestemos, da forma que pudermos, mas protestemos.

Desistamos de esperar pelos nossos políticos.

Recentemente ajudei voluntariamente, como interprete, um grupo de jovens brasileiros do nordeste que estao passando o mes aqui, os quais desenvolvem projetos sociais no nordeste patrocinados por uma diocese da cidade onde moro que é ligada a obra Kolping. Um dos principais benefícios trazidos pelo projeto foi a construcao de cisternas em algumas cidades do sertao nordestino. Os nordestinos traziam cartas e mais cartas de agradecimento, pois as cisternas mudaram suas vidas. Eu tenho a impressao que em algumas cidades do Brasil, os prefeitos passam mandatos inteiros sem fazer absolutamente nada pela cidade.

É dificil mensurar a vergonha que senti nesse momento. A vergonha de ver o quanto se pode fazer com tao pouco e que mesmo o tao pouco nao é feito pelos políticos, e nao é por falta de dinheiro, mas sim por pura canalhice. Conversando com um dos financiadores do projeto, ele me disse que além desses políticos nao ajudarem em nada, eles ainda tomam para eles a bem feitoria dos outros e usam como propaganda eleitoral... "é amigo, vergonha alheia é só o que eu sinto o tempo todo ".

O pior de tudo foi quando um dos mais pobres do grupo tentou me dar 10 euros do próprio bolso para comprar um aparelho digital de medir pressao sanguínia para a sua comunidade, pois segundo ele "o prefeito nao liga muito para os postos públicos de saúde". O engracado é que ele nao disse isso num tom de censura ou reclamacao, mas num tom de conformacao. A mensagem que tirei disso é que ele também desistiu, desistiu de esperar, desistiu de confiar e decidiu fazer por conta própria. Sem querer me fazer de bom samaritano eu me ofereci para comprar o aparelho e vi que nao precisamos esperar pelos políticos para fazer o pouco que para muitos é muito.

Desistamos dos políticos, mas nao do nosso povo.