quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Um BOPE para o Brasil

Eu to cansando de falar mal do Brasil. To comecando a me sentir o Diogo Mainardi falando do Lula. Se o Lula é a anta dele, o Brasil é a minha, mas vou tentar mudar de assunto nos próximos posts.

Ao contrário do post anterior onde nao consegui explicar o meu gostar pelo Brasil, já que a quantidade de coisas negativas excede e muito a quantidade de positivas, eu sei muito bem porque gosto do filme tropa de elite.

"Porque aqui nós nao gostamos de policiais corruptos...", segundo disse o capitao Nascimento.

O diretor do filme disse numa entrevista que na escala de valores dele a tortura é pior que a corrupcao. Ora faca-me o favor. Tortura é pior do que negligenciar saúde e deixar gente morrer em fila de hospital? É pior do que sucatear as escolas e Universidades de forma a nos dar um dos últimos lugares junto com países muito mais pobres no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)? Pior do que roubar dinheiro de merenda escolar e deixar criancas passarem fome? Pior do que ficar a merce do crime todos os dias porque a policia é sucateada, mau-remunerada e desequipada?

Tinham que criar um BOPE só para políticos e agregados. Posso estar sendo extemo, mas que sonho seria ter uma classe política que tivesse orgulho de parafrasear o capitao Nascimento: "Porque aqui nós nao gostamos de políticos corruptos..." e que estivesse apta e disposta a limpar a qualquer custo as "sementes do mal" da política brasileira.

Como foi bom ver uma instituicao pública brasileira honesta e eficiente mesmo numa obra de ficcao. Como foi bom ver marginal tendo medo da polícia em vez da populacao tendo medo de marginal, que é o que sempre acontece. Os números que temos da guerra contra o crime se igualam ao de qualquer conflito bélico, só os políticos nao percebem. Mas agora vao perceber,
pois a base de dados sobre mortes do Brasil, o DataSUS, do Ministério da Saúde, iniciada em 1979, apontará um número de homicídios acumulado nessas três décadas bem próximo de 1 milhão. Só pra se ter uma idéia a Angola levou 27 anos para atingir essa marca, mas estava oficialmente em guerra civil.

Hoje vou mostrar o filme para o meu grupo de pesquisa, todos europeus, já até sei as reacoes e opinioes. "Esse filme é mesmo baseado em fatos reais?" "É assim mesmo Leandro?" "É amigos, eu apresento a vcs o Brasil." "Impressionante!" "Eu nunca vou morar no Brasil..." "A vida nao vale nada la"

Além disso sei que todos vao desaprovar os métodos do BOPE, nao sao civilizados tenho que concordar e eles moram num continente em sua maioria civilizado, mas o que eles nao sabem e muitos de nós brasileiros nos fazemos de desentendidos é que o Brasil nao é um país civilizado.

Nenhum comentário: