Ontem um amigo daqui me disse que tinha terminado o namoro e tava triste. Eu tentando conformá-lo e sem muita criatividade e paciencia, usei o maior dos cliches nao obstante apropriado: "Nao se preocupa rapah, logo, logo tu vai encontrar um outro alguém." Aí ele me disse: "Mas ela é amor da minha vida Leandro!" Me peguei refletindo... Dado que ela era o amor da vida dele, e eles se separaram, e considerando a separacao permanente, ele tá fadado a nao encontrar um outro amor da sua vida certo?
"Eu te amo!"
Quantas vezes ja nao se ouviu ou ate ja nao se falou tal frase. Mas a frase é semanticamente falaciosa. Sintam-se livres pra argumentar, mas na minha opiniao a frase seria mais honesta da seguinte forma: "Eu amo a sensacao que vc causa em mim". Nao se ama alguem, se admira no maximo, mas amar, só se ama a si próprio.
O amor atribuido a alguem é na verdade sentimentos despertados por esse alguem e tem vários nomes: Protecao, desejo e prazer, acordancia de ideias, compreensao, integracao, seguranca, massagem no ego, auto-confianca, dependencia, familia, tradicao, etc... basta escolher o que mais se adequa ao seu caso lembrando que eles nao sao mutuamente exclusivos. E pra funcionar há o escambo. Eu crio os sentimentos que tu gosta e tu cria os que eu gosto, perfeito. Quando o escambo comeca a perder o balanco, os problemas comecam.
"Nunca vou encontrar alguem como vc!"
Se tu tá dizendo.... Ache alguem que desperte a sensacao certa e aí basta escolher o cliche: "Nao posso viver sem vc...", "Nao existe ninguem como vc"..."Vc é único(a)" e etc.... Eu diria que há uma grande chance de se estar no minimo exagerando dizendo isso.
Até acho que cada um tem um certo grau de exclusividade, mas o numero de sentimentos é limitado e portanto nao se preocupe muito se vc perdeu o "amor da sua vida", pois se vc realmente precisa de um, e dado que um certo número de sentimentos lhe fazem achar que está (se) "amando" a probabilidade de encontrar alguem que lhe desperte os sentimentos certos sempre vai ser, em geral, bastante alta.
Um comentário:
Eu já me peguei muitas vezes pensando sobre essa frase, sobre o seu verdadeiro significado, sobre o verdadeiro significado do verbo. Cheguei também à uma conclusão parecida, do tipo em que o "eu te amo" é o "eu amo o que você me faz sentir", ou seja, algo bem egoísta ou então a admiração.
Eu não acredito que há só uma única pessoa no mundo que você possa se encaixar muito bem, mas que existem algumas poucas apenas com as quais você vai se sentir em quase perfeita sintonia mesmo após o famoso começo da paixão.
Hoje em dia eu fico muito tranquila sobre dizer que amo alguém, eu falo quando sinto vontade e se eu sinto vontade quer dizer que algo fez isso despertar. Você pode amar alguém por tantos motivos e quer dizer isso por tantos outros... tantos motivos que o amor deveria ter variações de sua escrita. Assim como não existe simplesmente só "neve" pro povo "dos iglu" :p eles tem várias palavras e cada uma caracteriza um tipo diferente de solidificação da água... +_+
E como se faz pra expressar então o verdadeiro amor que se sente? Não simplesmente falar essa frasezinha né... Mostrar de outras formas, até com o menor dos detalhes :)
Postar um comentário